terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Dá descanso ao Tempo

       

        O artículo de hoje é sobre a palavra tempo. O tempo é algo que faz parte das nossas vidas quer queiramos quer não. Por onde quer que andemos o tempo esta aí, e por onde quer vaiamos o tempo nos persegue.

            Cada dia que passa e cada vez as pessoas vivem consoante o tempo, da a sensação que o tempo é algo que esta inerente no Homem, que não pode sacar para fora porque senão fica desorientado. Na nossa sociedade de hoje em dia, nós somos umas “marionetes” do tempo, somos controlados por ele e que sem ele nada podemos fazer. É impossível o homem estar fora do tempo.

            A vantagem do tempo é poder estar “orientados” e para saber ás quantas andamos. Acredito que se hoje não houvesse tempo o homem ficaria completamente perdido.

            O tempo é constituído por 365 ou 366 dias, cada dia constituído por 24horas, cada hora constituído por 60 minutos e cada minuto por 60 segundos. Um dia tem 1440 minutos e 86400 segundos. Creio que é bastante tempo! Apesar de termos muito tempo em um dia, ainda existem pessoas que se queixam de falta de tempo. Para eles o melhor era que um dia tivesse 25 horas em vez de às 24h.

            Qual o problema de um dia ter 25 horas? Se com 24 horas as pessoas andam stressadas e andam a correr, imaginem com uma hora a mais?! Com uma hora a mais as pessoas ainda iriam trabalhar mais e mais, andariam numa correria louca. Há pessoas que dizem que não tem tempo para descansar porque estão sempre muito atarefadas e querem aproveitar o tempo ate ao máximo.

            Quem criou o tempo? Deus. Quando Deus criou este mundo, Ele criou a lua, as estrelas e o sol. Ele fez a divisão da noite e do dia, colocando Sol para indicar o dia e a Lua e as estrelas para indicar a noite (Genesis 1:4-5, 14-18). Este quer dizer que Deus indicou ao homem que há um tempo para trabalhar e um tempo para descansar.

            Deus quando criou o tempo pensou no homem que necessita de descansar: “Seis dias farás os teus negócios, mas ao sétimo descansaras: para que descanse o teu boi e o teu jumento; e para que tome alento o filho da tua escrava e o estrangeiro.” (Êxodo 23:12) É necessário descansar  de todas as tarefas que temos sobre os nossos ombros, e colocar o tempo de lado e desfrutar do descanso e da companhia da família. Jesus faz-nos cada dia um convite, a si e a mim: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.” (Mateus 11:28-30) Jesus convida-te a ir a Ele e descansar em n’Ele. Amigo, deposita os teus problemas em Cristo e Ele te aliviará. Não deixes que o tempo te controle. 

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Intolerância religiosa



No correio da manha do dia 6 de Janeiro deste ano, apareceu um articulo especial sobre a intolerância religiosa. O titulo de este articulo, que vem com letras bem grandes, diz o seguinte: “Aumentam ataques contra cristãos.”

            Este articulo vem a propósito do ultimo ataque terrorista no primeiro de 2011 contra uma igreja crista copta em Alexandria, no Egipto, que causou a morte a 21 pessoas. Este atentado não foi um acto isolado, mas uma continuação de atentados contra uma minoria de cristãos em países de maioria islâmica: Iraque, Nigéria, Paquistão, Indonésia são alguns exemplos donde nos últimos meses os cristãos foram perseguidos e mortos por causa da fé.

            Todos estes ataques mostram que os cristãos são o novo alvo dos terroristas, senão vejamos alguns dos ataques aos cristãos no ultimo ano de 2010:

10/03/10 – seis voluntários cristãos mortos e sete feridos, em Mansehra, Paquistão
25/06/10 – são lançados panfletos a incentivar a expulsão de Sidon
31/10/10 – 70 mortos e 75 feridos em sequestro na Igreja ortodoxa de Nossa Senhor do Socorro, em Bagdad, Iraque
25/12/10 – Seis mortos num ataque bombista de radicais islâmicos durante a Missa do galo na ilha de Jolo, Filipinas.

            Para muitos cristãos, em esses países, a única solução e fugir com receio de novos atentados. Os islamitas tem tido sucesso em seu objetivo de eliminar os cristãos ou fazê-los expulsar do país. Em 1980 havia mais de um milhão e meio de cristãos no Iraque, mas neste momento menos de metade.

            Será que Deus dos islamitas, Ala, e diferente do Deus dos cristãos? Será que Deus deseja a morte, o sangue dos cristãos, mas o outro Deus é amor? Haverá duas classes de Deus: um é intolerante e o outro é tolerante? Na Bíblia diz: “Porque ha um so Deus, e um so Mediador entre Deus e os homens.” (I Timóteo 2:5).
            Bom, chegamos a conclusão de só há um Deus, mas será que esse Deus é um Deus de amor ou um Deus violento. Voltemos a Bíblia para saber a resposta: “E nos conhecemos, e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é amor e, quem está em amor, está em Deus, e Deus nele. (I João 4:16).

            Se Deus é amor porque não respeitamos aqueles que têm crenças diferentes das minhas? Se gostamos que respeitem as nossas idéias, o nosso espaço e a nossa liberdade, porquê há no mundo gente que não respeita as idéias, as crenças, o espaço e a liberdade dos outros. A Bíblia é muito clara: “Se alguém disser: Amo a Deus, e odiar a seu irmão, é mentiroso; pois aquele que não ama a seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê.” (I João 4:20)

            Jesus enquanto esteve aqui na terra nunca incutiu os seus ideais, os seus princípios ás pessoas, deixou liberdade de escolha. Deus ao criar-nos fez-nos seres livres com capacidade de escolha. Se Deus não nos incute a Sua lei, quem somo nos para incutir as nossas crenças aos outros?