sábado, 27 de novembro de 2010

Pancadaria com amor de Cristo



Li uma noticia na revista Super Interessante do mês de Junho de este ano que existe uma nova modalidade desportiva: Christjitsu. O que é Christjitsu? Dois jovens americanos, Danny White e Garry Kruger, inventaram este novo estilo de arte marcial que mistura luta com religião.

As aulas do Christjitsu começam com uma sessão de orações em que todos os membros estão envolvidos. Depois de passarem uns belos momentos em oração, falando com Deus, os praticantes têm uma meia hora de treinos físicos, com exercícios e técnicas inspiradas no jiu jitsu. Depois do treinamento, os praticantes fazem uma pausa e nessa pausa eles estudam a lição religiosa do mês, debatendo, dando idéias sobre o que aprenderam. Antes de o treino terminar eles tem 15 minutos de luta. O treino termina com todo o grupo todo a orar. 

O programa de treinamento tem a duração de 27 meses e no final do programa os jovens podem participar no retiro de 3 dias, onde haverá uma mistura de palestras religiosas com sessões treinamento de luta, comandadas por pessoas especializadas na modalidade desportiva vale-tudo. O vale-tudo é uma modalidade de combate onde se pode usar todo o tipo de técnica, onde não há regras excepto o não poderem meter os dedos nos olhos nem morder. O objectivo dos jovens que inventaram esta nova modalidade é de alcançarem jovens que não são atraídos pelas religiões tradicionais. (Fonte: http://super.abril.com.br/religiao/pancadaria-crista-573091.shtml )

Neste desporto vemos uma mistura muito estranha: Cristo e luta (violência). Será que um Cristo, que era contra tudo o que estava relacionado com a violência, estar ligado a mesma? Cristo foi crucificado, bateram-lhe, cuspiram n'Ele "...mas não abriu a boca, como cordeiro foi levado ao matadouro; e, como ovelha muda perante os seus tosquiadores, ele não abriu a boca." (Isaias 53:7) Jesus e forte e lutador mas nunca foi violento. Quando os discípulos de Jesus, João e Tiago disseram a Jesus se queria que eles mandassem vir fogo do céu para destruir Samaria, Jesus lhes responde: "Vos não sabeis de que espírito sois. Pois o Filho do homem não veio para destruir as almas dos homens, mas para salva-las." (Lucas 9:55, 56). Como poderia um Cristo salvador estar misturado com a violência? Cristo e a violência são dois pólos que não se atraem, que são extremos um do outro. Cristo veio para salvar e não para destruir.

Sem comentários:

Enviar um comentário