sábado, 27 de novembro de 2010

Pancadaria com amor de Cristo



Li uma noticia na revista Super Interessante do mês de Junho de este ano que existe uma nova modalidade desportiva: Christjitsu. O que é Christjitsu? Dois jovens americanos, Danny White e Garry Kruger, inventaram este novo estilo de arte marcial que mistura luta com religião.

As aulas do Christjitsu começam com uma sessão de orações em que todos os membros estão envolvidos. Depois de passarem uns belos momentos em oração, falando com Deus, os praticantes têm uma meia hora de treinos físicos, com exercícios e técnicas inspiradas no jiu jitsu. Depois do treinamento, os praticantes fazem uma pausa e nessa pausa eles estudam a lição religiosa do mês, debatendo, dando idéias sobre o que aprenderam. Antes de o treino terminar eles tem 15 minutos de luta. O treino termina com todo o grupo todo a orar. 

O programa de treinamento tem a duração de 27 meses e no final do programa os jovens podem participar no retiro de 3 dias, onde haverá uma mistura de palestras religiosas com sessões treinamento de luta, comandadas por pessoas especializadas na modalidade desportiva vale-tudo. O vale-tudo é uma modalidade de combate onde se pode usar todo o tipo de técnica, onde não há regras excepto o não poderem meter os dedos nos olhos nem morder. O objectivo dos jovens que inventaram esta nova modalidade é de alcançarem jovens que não são atraídos pelas religiões tradicionais. (Fonte: http://super.abril.com.br/religiao/pancadaria-crista-573091.shtml )

Neste desporto vemos uma mistura muito estranha: Cristo e luta (violência). Será que um Cristo, que era contra tudo o que estava relacionado com a violência, estar ligado a mesma? Cristo foi crucificado, bateram-lhe, cuspiram n'Ele "...mas não abriu a boca, como cordeiro foi levado ao matadouro; e, como ovelha muda perante os seus tosquiadores, ele não abriu a boca." (Isaias 53:7) Jesus e forte e lutador mas nunca foi violento. Quando os discípulos de Jesus, João e Tiago disseram a Jesus se queria que eles mandassem vir fogo do céu para destruir Samaria, Jesus lhes responde: "Vos não sabeis de que espírito sois. Pois o Filho do homem não veio para destruir as almas dos homens, mas para salva-las." (Lucas 9:55, 56). Como poderia um Cristo salvador estar misturado com a violência? Cristo e a violência são dois pólos que não se atraem, que são extremos um do outro. Cristo veio para salvar e não para destruir.

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

STOP à violência domestica!



Ontem se celebrou o Dia Internacional contra a Violência de Gênero, onde o maltrato contra as mulheres continua a ser um dos maiores problemas da nossa sociedade. É verdade que também existe maltrato contra os homens por parte das mulheres mas com uma percentagem reduzida em comparação ás mulheres. 

Existem três grupos de mulheres que sofrem de maltrato: um grupo são aquelas que tiveram coragem de denunciar os seus maridos a policia depois de muitos anos apanhando tareia. Um segundo grupo são aquelas que seguem apanhando tareia dos maridos, mas que não tem coragem de denunciá-los a policia com medo de represálias e, por isso, seguem sofrendo em silencio. Um terceiro grupo são as "tarde demais”, ou seja, são aquelas que foram assassinadas pelos seus respectivos maridos, aqueles que ao casarem prometeram amor eterno. 

O numero de mulheres que fazem parte deste terceiro grupo tem, infelizmente, aumentado a cada dia que passa. O Observatório das Mulheres Assassinadas da UMAR anunciou esta segunda-feira que este ano já morreram 39 mulheres vitimas de violência domestica, mais dez que no ano passado. Segundo o mesmo anuncio as tentativas de suicídio também aumentaram em relação a 2009, de 28 passou para 37. "Da análise efectuada pelo Observatório de Mulheres Assassinadas (OMA) verifica-se que, na maioria das situações, existiam antecedentes relativamente ao crime de violência doméstica, registando-se mesmo processos-crime em curso. Contudo, sustentou, “o sistema não se mostrou eficaz” para evitar que estes casos se tornassem “fatais ou quase fatais”." (Fonte: http://www.esquerda.net/artigo/n%C3%BAmero-de-mulheres-mortas-por-viol%C3%AAncia-dom%C3%A9stica-continua-aumentar)

Porque, numa sociedade onde ha ou supostamente se pratica a igualdade entre ambos os sexos, segue havendo e aumentando os casos de violência domestica? Porque o sistema judicial demora tanto em resolver este tipo de casos? Muitas mortes poderiam ter sido evitadas se a justiça tivesse actuado de uma maneira rápida e eficaz.

Vejamos alguns pontos de um perfil psicológico de um maltratador: 
 - foi vitima de maus tratos em seu ambiente familiar
 - aspira por meio da violência, exercer poder e controlo sobre a sua companheira
 - considera sua mulher como uma possessão sua e não como uma pessoa com vida
 - tem baixa auto-estima e tem uma imagem negativa de si mesmo
 - se sente fracassado e não suporta os desafios  porque se sente em desvantagem, o qual é compensado com a violência

Agora vejamos o perfil psicológico da maltratada:
 - Tem baixa auto-estima e desvaloriza-se como pessoa
 - Necessita da aprovação do marido, não tem autonomia, vivem para fazer feliz o seu companheiro
 - como mulher, sente-se inferior, física e psicologicamente, ao homem

Que esperança ha para estas pessoas que sofrem violência domestica? Só quem passa pelo mesmo é que pode compreender o que elas sentem. Eu não posso compreender porque não vivi este tipo de situação, mas houve Alguém que sofreu violência extrema, que sabe e compreende o que sentem essas mulheres. Esta pessoa foi tratada a baixo de cão, foi desprezada pelas pessoas, foi chicoteado, bateram-lhe e o traíram, esse Alguém foi JESUS. Ele conhece as tuas dores, ele sabe o que essas mulheres sentem "Era desprezado e o mais rejeitado entre os homens; homem de dores e que sabe o que é padecer..." (Isaias 53:3) Jesus é uma pessoa que te compreende e quere ajudar-te "Clamou este aflito, e o Senhor o ouviu e o livrou de todas as suas tribulações." (Salmos 34:6) Para saberes porque os justos sofrem busca http://foroadventista.org/forum/showthread.php?2962-Porque-Os-Justos-Sofrem 

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Em busca da imortalidade

Turritopsis dohrnii

Toda a nossa vida tem um ciclo: nascer, reproduzir e morrer. Já alguém pensou como seria se fossemos imortais, onde a morte não teria poder sobre nós. A morte é algo que Turritopsis dohrnii não conhece, já que as suas células vão se mantendo num ciclo de renovação constante, é como se voltassem à infância. A ciência tenda perceber o porque de essas células não envelhecerem.

O ser humano, ao contrário da Turritopsis dohrnii, com o tempo o seu corpo se vai deteriorizando-se. Vamos ficando com cabelos brancos porque perdemos melanócitos, que dão cor ao cabelo, o colágeno da pele, a cartilagem dos ossos. Pouco a pouco as células e os órgãos vão deixando de cumprir as suas funções até que por fim morremos.

A imortalidade foi e é algo que o homem sempre quis atingir utilizando muitas técnicas para que o corpo não se definhe-se como por exemplo: mumificação, utilizada no antigo Egipto, e injecções a partir de testículos de animais no século XIX na França. Hoje em dia os investigadores e cientistas estão seguros de muito em breve o homem vai poder controlar o envelhecimento, assim o homem poderá viver eternamente. Um geneticista da Universidade de Cambrige, Aubrey de Grey diz o seguinte:  "Em 50 anos não vai mais existir definição para expectativa de vida. Teremos um controle tão completo do envelhecimento que as pessoas viverão indefinidamente"

Neste mesmo articulo compara o nosso corpo a um carro, depois de muito rodado ambos vão acumulando defeitos. O interessante do nosso corpo é que dá um jeito de concertar as pequenas mazelas, como por exemplo, se sofremos um corte o sangue estanca-se em minutos. O problema é que com o passar dos anos, com a chegada da velhice, o corpo vai perdendo a eficácia, ou seja, não responde com a mesma rapidez de quando éramos jovens. Para que se controle o envelhecimento o sistema de reparação não pode deixar de funcionar.

Três pesquisadores americanos que ganharam o Premio Nobel de Medicina decifraram o porquê de as nossas células envelhecerem e a culpa, segundo eles, e dos telômeros. Os telômeros “são os fragmentos da ponta dos nossos cromossomos, como tampinhas que os protegem. Quando uma célula se divide, essa tampinha tende a ficar menor - e a célula, a se deteriorar. O processo, repetido a cada divisão celular, faz com que ela envelheça.Mas em relação às células cancerosas não se passa o mesmo, ou seja, elas se dividem sem causar nenhum dano. Isto acontece graças a uma enzima “que estimula a construção do telômero a telomerase. Segundo estes pesquisadores americanos a telomerase “a telomerase trabalha mais nas células cancerosas do que em outras, e as protege. Basicamente, é essa enzima que torna o câncer tão poderoso.” (Fonte: http://super.abril.com.br/ciencia/voce-pode-ser-imortal-535997.shtml)

Este articulo chamou-me atenção porque o homem busca o que só Deus pode dar: a imortalidade. O homem tem no seu coração o viver eternamente, a morte não faz parte dos seus planos. Este não era o plano original de Deus, de que o homem morresse. Mas Deus nos quer dar a mim e a ti o que o ser humano busca, a vida eterna, mas com uma pequena grande diferença: uma vida eterna num mundo onde não haverá morte, dor, guerras, fome e tudo o que este mundo oferece. Se quiseres saber mais deste novo mundo que Deus tem para ti, entra em http://www.jesusvoltara.com.br/estudos1.htm

sábado, 6 de novembro de 2010

Pagamento da divida

Presidente Hu Jintao (à direita) com Cavaco Silva à chegada a Portugal



Chegou hoje Portugal o presidente chinês Hu Jintao, que foi considerado pela revista Forbes como homem mais poderoso do mundo, para uma visita de dois dias. O presidente chinês vai-se reunir com o presidente de Portugal Cavaco Silva e com o primeiro-ministro Jose Sócrates com um objectivo claro: comprar a dividia soberana portuguesa.

Um dos vários temas que presidente cavaco Silva e o presidente Hu Jintao vai discutir é "...o reforço da cooperação dos sectores de tecnologia e das energias renováveis, o aprofundamento das relações políticas e econômicas e a expansão da cooperação dos sectores da cultura e da educaçao." (Fonte: http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Nacional/Interior.aspx?content_id=1704629)

Houve Alguém que veio a esta terra e que pagou a nossa divida com a Sua própria vida e esse Alguém foi Jesus. Qual era a nossa divida? "Porque o salário do pecado é a morte,..." (Romanos 6:23). O resultado do pecado é a morte, mas Jesus decidiu pagar a nossa divida morrendo em meu e em seu lugar para "... que todo aquele nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." (Joao 3:16). Para saber mais deste assunto busque http://www.jesusvoltara.com.br/sermoes1.htm.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Beleza Estetica?

Antonio Meño à entrada do tribunal


No jornal El País deparei-me com uma noticia de um jovem que ficou em coma após fazer uma operação estética ao nariz e já passaram 21 anos. Os seus pais lutam há muitos anos na justiça para que o caso do seu filho seja julgado e condenem os responsáveis por colocaram o seu filho na situação em que se encontra: coma vegetativo.

Segundo o mesmo jornal o que se passou foi que durante a operação o jovem Antonio Meño perdeu a respiração assistida e o seu cérebro ficou sem oxigênio e por isso ficou em coma até aos dias de hoje. Os pais levaram a clinica e o anestesista a tribunal, mas o mesmo ilibou o anestesista e condenou os próprios pais a pagar o custo do julgamento no valor de 400.000 euros. Depois de muitos anos voltaram a rever o caso de este jovem, já que surgiu um novo relatório de um médico que se interessou pelo caso deste jovem adulto e do que terá realmente acontecido durante aquela operação. (Fonte:http://www.elpais.com/articulo/espana/hombre/coma/asiste/revision/caso/Supremo/elpepuesp/20101103elpepunac_4/Tes)

Nos nossos dias muitos são aqueles que fazem operações estéticas para melhorarem o seu visual, parece não estarem contentes com o corpo que têm. É verdade que o pecado transfigurou o nosso corpo, mas quando Jesus regressar a esta terra para nos buscar, teremos um novo corpo sem qualquer deficiência, onde não necessitaremos de qualquer operação estética porque seremos mais bonitos do que somos hoje. 

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

O futebol e Deus

                                                          Nicola Pozzi, jogador da Sampdoria

 No Jornal de Noticias surgiu a noticia de que um jogador italiano da Sampdoria foi castigado com um jogo de suspensão por ter blasfemado o nome de Deus, tendo utilizado a expressão "Porco Dio" (porco Deus). O treinador da equipa veio a considerar que era um absurdo o castigo feito ao seu jogador, já que ele terá utilizado a expressão após o final do jogo. A direcção da Sampdoria sente-se indignada pelo facto de no mesmo dia outro jogador ter utilizado a mesma expressão "Porco Dio" a um arbitro assistente, mas que neste caso não foi castigado. (Fonte: http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Desporto/Interior.aspx?content_id=1702920). 

          O interessante desta noticia é que vem contra a norma imposta pela FIFA no mundial de 2010 em África do Sul, em que nenhum jogador podia mostrar ou ter algum acto de fé ou louvor a Deus. De um lado temos os que "protegem” o nome de Deus dando-lhe o seu devido respeito, por outro lado temos os que querem colocar Deus à parte. Isto faz-me pensar: em que grupo nos encontramos? Que importância estamos dando a Deus nas nossas vidas? Não coloquemos coisas no lugar que está reservado a Deus porque "...mais importa obedecer a Deus do que aos homens." (Actos 5:29)