quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Esperança? Aonde?



A notícia que vos comento hoje passou-se na Roménia. É um acto de desespero, de angústia, de alguém sem esperança e sem soluções. Um homem de nacionalidade romeno entrou no parlamento e atirou-se de altura, que se pode considerar a um segundo andar.
A sessão parlamentar tinha começado a pouco tempo e numa altura em que primeiro-ministro romeno, Emil Boc, começava a discursar, um homem atirou-se de uma altura de sete metros. Antes de saltar gritou “Boc, tiraste-nos os direitos das crianças”. Já no chão Adrian ainda gritou “liberdade e justiça.”
Adrian Sobaru, homem que se atirou, tinha vestido uma t-shirt com a seguinte inscrição “Tu mataste o nosso futuro”. Ao que parece o homem estava desesperado porque o Estado tinha-lhe cortado o subsídio para os seus filhos dos quais um deles é autista. (Fonte: http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/internacional/mundo/pai-romeno-atira-se-de-balcao-do-parlamento-em-protesto
Vendo as imagens pela televisão, o momento do salto é impressionante. Apesar da violenta queda o Adrian Sobaru não corre risco de vida. Ele sofreu sofrimentos faciais e ficou com algumas fracturas no rosto. Adrian conseguiu entrar no parlamento por ser engenheiro electricista no canal de televisão estatal.
O primeiro-ministro Boc ficou chocado com a atitude e aproximou-se rapidamente do homem para saber da sua situação física. O primeiro-ministro disse que tragédia chocou a todos os deputados presentes na assembleia e apelou á calma nestes momentos complicados e difíceis.
Cada dia que passa a dita crise aumenta em todos os países e quem sofre com todas as medidas politicas é o Zé Povinho. São nestes momentos que vemos as diferenças sociais entre os vários ramos da sociedade mas quem continua sofrer mais do que ninguém são aquelas pessoas honestas, trabalhadoras e que tem famílias para sustentarem.
Adrian Sobaru é um exemplo do desespero a que uma pessoa pode chegar. No nosso mundo existe uma palavra que para as pessoas é utópica, devido á realidade dos nossos dias: ESPERANÇA. Como podemos ter ESPERANÇA quando tudo ao nosso redor não favorece a ESPERANÇA? Será que é possível ter ESPERANÇA nos dias em que vivemos?
Este mundo vai de mal a pior e vai em queda vertiginosa, mas há ESPERANÇA que Jesus nos deixou: “E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras cousas passaram. E aquele que está assentado no trono disse: Eis que faço novas todas as cousas. … (Apocalipse 21:5) Se queres saber mais sobre esta nova terra busca http://www.jesusvoltara.com.br/estudos1.htm

sábado, 4 de dezembro de 2010

Quem és?



Sempre que busco algo para escrever, sobre temas interessantes, uma das fontes que utilizo é a revista Super Interessante. A capa da revista do mês de Novembro tinha como titulo "Deus - uma biografia". Este titulo captou-me a atenção porque vivemos numa sociedade onde o ateísmo e o gnosticismo tem ganho muitos adeptos, onde Deus é colocado num canto a parte.

Como vemos a Deus? Cada sociedade vê Deus a sua maneira, e cada pessoa tem uma imagem diferente de Deus em relação à outra pessoa. Porque vemos Deus de maneiras diferentes? Será que Deus se comporta de maneira diferente de uma pessoa para a outra? Será que Deus significa vários deuses? Uns dizem que Deus é um ser, outros dizem que é uma energia, uma força. Para Einstein, Deus era as leis que governavam o tempo e o espaço, enquanto para o ateu Deus é uma ilusao.

Cada cultura tem o seu "deus", os budistas têm a Buda, os muçulmanos têm a Alá, etc. Cada pessoa, cada cultura necessita de acreditar em algo mais além do que vemos, mais além do universo. Cada pessoa necessita de ter uma fé.

Friedrich Nietzsche diz o seguinte: “O homem, em seu orgulho, criou a Deus a sua imagem e semelhança.” Interessante o que Nietzsche disse por que em Genesis 1:26 diz  que o homem foi feito a Sua imagem e semelhança mas hoje em dia é o homem que cria um Deus á sua imagem e semelhança.

Porque o homem cria Deus á sua imagem e semelhança? O ser humano e orgulhoso por natureza e também é mimado porque gosta que as suas vontades sejam feitas. O homem “cria” Deus a seu belo prazer, conforme os seus gostos e paixões, nem querem imaginar um deus fora da sua esfera de criação de Deus.

Mas como é verdadeiramente Deus? Sendo Ele o criador do Universo, será que Ele é um Deus distante ou próximo do ser humano? Será que Deus criou o mundo e o deixou ao abandono e de vez em quando faz uma visita, como muitos crêem? “Deus…um ser cuja única definição e que ele esta alem do poder do entendimento humano” (Ayn Rand)

Deus conhece tudo de nós (Salmos 139), até o numero de cabelos que nós temos (Mateus 10:30), mas Ele está desejoso de se dar a conhecer como Ele é verdadeiramente. Deus é um Deus presente, que quer ser nosso amigo. A verdadeira biografia de Deus a podemos encontrar na Bíblia, aí temos o verdadeiro, como Ele é. Coloquemos a nossa própria imagem que temos de Deus de lado e busquemos o Deus da Bíblia. Para conhecer a Deus busque http://www.jesusvoltara.com.br/estudos1.htm